Para quem está iniciando um negócio ou deseja mudar as estratégias de marketing, uma dica valiosa é estabelecer uma definição de persona. Isso significa identificar quem representa o seu cliente ideal, como se fosse um personagem, com base em dados reais comportamentais e demográficos obtidos dos seus clientes.
Essa ação faz parte do planejamento e irá auxiliá-lo a tirar o máximo proveito das informações sobre o seu público-alvo. Um exemplo disso é a possibilidade de elaborar e entregar as mensagens corretas em cada etapa da jornada de compra, como ao disparar e-mails de marketing, realizar promoções nas lojas físicas ou virtuais, lidar com dificuldades de finalização de compra ou abandono de carrinho, além de identificar quais semijoias são as mais vendidas e quais tiveram menor aceitação.
Conheça bem o seu próprio negócio
Ao escolher o seu fornecedor de semijoias, a recomendação é fazer uma pesquisa prévia para que você esteja sempre bem informado sobre os produtos que irá revender. Informações como tipos de pedras, garantia, política de trocas, quantidade de milésimos das peças banhadas, dicas de uso e conservação são essenciais. Ações simples como essas demonstram a segurança e a experiência do revendedor em relação aos itens vendidos. Isso cria autoridade no segmento escolhido, passando uma imagem de confiança e respeito.
Defina sua persona com pesquisa
A sua persona deve ser construída com dados reais dos seus clientes. Separe as informações de cadastro que possui (nome, endereço, idade, profissão) e formule questões que respondam ao motivo de compra na sua loja, tipos de semijoias preferidas e as não encontradas, como se basearam na escolha do produto (indicação do vendedor, revistas ou sites) e se desejam receber materiais com dicas de moda nas redes sociais ou em newsletters.
Para obter esses dados, você pode tirar um tempo do seu dia para efetuar ligações aos seus clientes ou enviar e-mails com formulários. Assim, fica mais fácil entender em qual etapa da jornada de compra cada cliente se encontra.
Dicas de moda para suas clientes
Fidelizar clientes e garantir um pós-venda eficaz se tornou um desafio para os empreendedores, mas você pode mudar esse cenário de forma rápida e sem grandes investimentos. Dê atenção às suas clientes antes, durante e após a realização da compra. É muito importante que todas as dúvidas sejam solucionadas e que elas se sintam acolhidas.
Caso tenha material de apoio como vídeos, fotos ou textos sobre moda, esses podem ser enviados para os clientes, demonstrando a forma correta de uso da peça ou sua versatilidade na criação de looks.
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